1º TEMPO DAS PEGADAS INACIANAS - 2012


PARTILHA


   "Não é o muito saber que sacia e satisfaz a alma,
                                        mas o sentir e saborear as coisas internamente"(EE 2)


      
    Caros colegas do Colégio Catarinense, companheiros das Pegadas Inacianas, sinto-me na condição da caminhante que deu o primeiro de muitos passos que virão em direção às descobertas significativas para compreender quem foi Santo Inácio de Loyola, compreender mais o Magis, bem como o tanto que poderei trabalhar a minha espiritualidade.

         Passados uns dias do nosso retorno, a sensação de bem-estar ainda perdura. Sinto que parte se deve à preparação que tivemos aqui em Florianópolis. Nosso Encontro preparatório contou com o relato de outros "caminhantes" e os dados históricos do processo de formação das Pegadas Inacianas, no depoimento do Padre Mário, por meio do qual tivemos um panorama do que iríamos viver durante o encontro no Paraná.  
        
O objetivo do primeiro encontro, dedicado ao estudo da vida e obra de Santo Inácio de Loyola e ao exercício do silêncio, reflexão e estudo interno, foram estimulados através de leituras de textos selecionados e contextualizados por fatos históricos do período de transição dos acontecimentos ocorridos na conflituosa Idade Média da Europa. Em meio a esse conflito, surgiu a figura singular de um jovem cavaleiro, que, após um acidente no campo de batalha, travou, a partir deste episódio, uma "batalha" mais profunda e rica, dessa vez em seu espírito. Inácio de Loyola descobre o seu chamado e, nesse contexto, vem afirmar o lema que conhecemos: "Em tudo  Amar e Servir!".

As atividades do Encontro, iniciadas na tarde de quinta-feira, após a chegada dos participantes do Colégio Catarinense e dos colegas do Colégio Medianeira de Curitiba, contou com momentos dedicados aos cantos, estudos e meditações em silêncio. O ritmo de trabalho se assemelhou ao da respiração, movimento de contração e expansão.


Nós nos concentrávamos nos pequenos grupos com leituras e reflexões a partir dos textos oferecidos. Depois, o movimento de expiração e expansão para dentro do grupo maior, o momento da partilha, em que a comunidade  recebia as ideias e saberes de cada um. Após isso, a pausa, tempo de recolhimento de leitura do Evangelho de Mateus.

Todas as vivências me serviram ao exercício da escuta, contemplação e respeito, através das quais percebi as virtudes e qualidades de cada um e seu papel dentro do grupo. A exemplo da vida e sentido religioso das descobertas de Santo Inácio, ficou claro para mim o quanto ele se dispôs a ir ao encontro do outro e, nesse movimento, viveu a essência do nosso ser!

   "Em relação a todos os atos de iniciativa e de criação, existe uma verdade fundamental cujo desconhecimento mata inúmeras ideias e planos esplêndidos: a de que no momento em que nos comprometemos definitivamente, a providência move-se também. Toda uma corrente de acontecimentos brota da decisão, fazendo surgir a nosso favor toda sorte de incidentes e encontros e assistência material que nenhum homem sonharia que viesse em sua direção. O que quer que você possa fazer ou 
sonhe que possa, faça. Coragem contém genialidade, poder e magia. Comece agora!" (Johann Wolfgang von Goethe ).

  Grata!
Leuzi Soares