O Projeto

EM TUDO AMAR E SERVIR

 
“A compreensão sobre o trabalho educativo como tarefa evangelizadora dá impulso ao novo sujeito apostólico para impregnar-se do sentido da missão que poderão encontrar na vivência dos Exercícios Espirituais de santo Inácio de Loyola. Não são um ato de devoção nem um curso teórico, senão uma experiência profunda de conversão de mente, sentimento e atitudes em sintonia com a vontade de Deus, descoberta através de diversas modalidades de oração e com a ajuda de uma orientação personalizada. Essa experiência pode se considerar a primeira e fundamental escola sobre a pedagogia inaciana. "

Nela os educadores podem colher quatro frutos fundamentais:

1. Uma visão mais purificada dos relacionamentos (Deus, eu mesmo, os outros, o mundo);
2. A experiência de um método pedagógico personalizado;
3. A recepção de uma orientação respeitosa e libertadora;
4. A consciência de uma missão no mundo de hoje.


Dentro das 05 etapas propostas pelo projeto nas Pegadas de Inácio, propõe-se que o participante venha a fazer a experiência da Espiritualidade Inaciana, como um processo de crescimento afetivo espiritual para mais “Amar e Servir” e viver a felicidade como graça do Deus Criador.

O projeto oferece aos participantes a possibilidade de conhecer mais Santo Inácio, a partir do qual nasce o conceito de Espiritualidade Inaciana. Propõem o  estudo da vida de Santo Inácio, considerando seu processo de conversão e seu compromisso com a Igreja e a sociedade de seu tempo, decorrentes da experiência de Deus.

Conscientes de que a identidade e missão de nossas obras apostólicas se ancoram na espiritualidade inaciana. O primeiro tempo da experiência deseja dar uma visão inaciana de Deus, do ser humano, do mundo e da sociedade, para facilitar a resposta pessoal ao amor de Deus (PEC, p 13).

O projeto leva em consideração que na perspectiva cristã e Inaciana, a Sagrada Escritura é um meio privilegiado de acesso à pessoa de Jesus Cristo. Deste modo, para uma maior compreensão da Escritura faz-se necessária uma orientação de pesquisa e busca das informações e textos bíblicos, bem como uma noção básica dos seus gêneros literários.

Uma vez que o participante esteja inteirado desses pressupostos são introduzidos os Exercícios Espirituais que seguem um método de oração e uma sistemática processual de conhecimento e adesão à pessoa de Jesus Cristo.

Começando com uma etapa chamada Princípio e Fundamento que visa oferecer uma experiência de Deus que considera a história do indivíduo como “história de salvação”. Requer buscar o sentido radical da própria existência, o fim último.

Posteriormente, fazer a experiência do Deus misericordioso que perdoa e convida a lutar por um mundo mais solidário, que convida a sermos “homens e mulheres para os demais”, no conhecimento e na opção por Jesus Cristo como modelo de seguimento, de um Deus feito homem, na pessoa de Jesus Cristo.

É fundamental que nesse processo a pessoa possa se situar no contexto latino-americano, marcado por enormes contrastes entre desenvolvimento científico e tecnológico, um aumento alarmante da violência e da corrupção, destruição ao ambiente, crise de valores, hegemonia do sistema neoliberal e império do mercado para que possam ser pessoas integralmente, e que tenham condições de situar-se agir coerentemente no mundo, através de valores (Cf. PEC p. 17-18) como: amor, justiça, paz, honestidade, solidariedade, sobriedade, contemplação e gratuidade.

A espiritualidade e a pedagogia inaciana supõem uma experiência profunda de oração na qual a pessoa encontra, à luz de um método específico de oração, elementos orientadores da própria existência. O Colégio Catarinense, assim como todas as obras da Companhia de Jesus, visa a educação integral, a formação de homens e mulheres para os demais.

Oferecer a todos os colaboradores uma maior proximidade com a pessoa de Jesus Cristo poderá fazer deles portadores mais eficazes da missão que assumimos e fortalecer a identidade institucional.

Os Exercícios Espirituais são uma ferramenta privilegiada neste processo, pois colocam a pessoa em contato direto, em intimidade com a pessoa de Jesus Cristo que foi homem para os demais, que viveu de modo integral e soube estar presente de modo transformador no mundo.